Análise do processo produtivo em uma indústria moveleira
Dayanny Pianca de Castro (UVV) dayannypc@hotmail.com
Resumo
O trabalho analisa o processo produtivo de uma Fábrica de Móveis, utilizando o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) .
Através do método as prováveis causas do problema são conhecidas e analisadas, de forma a traçar um Plano de Ação a fim de eliminar as causas potenciais do problema encontrado, e assim a empresa obter ganhos de qualidade e produtividade.
PALAVRAS-CHAVE: MASP; Ferramentas da Qualidade; Melhoria Contínua.
1. Introdução
De acordo com a Abimóvel, o setor moveleiro no Brasil encontra-se em fase de crescimento, e está entre os mais importantes segmentos da Indústria de Transformação no País.
Apesar de ter um processo simples, se não controladas algumas variáveis, uma fábrica de móveis pode apresentar grandes problemas no processo, afetando muitas vezes a qualidade do produto.
Este projeto, através da pesquisa de satisfação, busca uma melhor identificação dos problemas nos setores. Com o rastreamento dos erros, a gerência poderá implantar métodos eficientes para melhorias no processo, e assim aumentar a satisfação dos clientes, a fim de manter a competitividade no mercado.
1.1. Objetivo geral
Esse trabalho tem como objetivo analisar o processo produtivo de uma Marcenaria, buscando a melhoria contínua no processo de produção da empresa. 1.2. Objetivos específicos
Os objetivos específicos deste estudo estão separados em etapas, são elas:
- Utilização do Método de Análise e solução de problemas (MASP);
- Executar a Pesquisa de Satisfação de clientes;
- Identificar os principais problemas citados pelos clientes;
- Traçar plano de ação.
2. Metodologia
A metodologia deste estudo tem por objetivo traçar um plano de ação a partir da análise dos resultados obtidos com a pesquisa de satisfação.
Para fazer parte do universo de pesquisa e obter dados com maior precisão sobre a avaliação da Marcenaria,