análise do parecer técnico
Arquitetura legal
Melissa Antunes dos Santos
01/04/2014
ANÁLISE DO PARECER TÉCNICO DAS CAUSAS DA RUPTURA DA BARRAGEM CAMARÁ.
No resumo executivo, o laudo diz que a ruptura da barragem Camará foi consequência de vários fatores, não podendo limitar a uma única causa. Algumas causas foi de erro humano, como, falta de inspeções (estas ocorriam esporadicamente) ; falta de monitoração e observação das vazões para fazer as manutenções necessárias; falta de providencias da Proprietária para investigação das causas observadas. Mas devem ser consideradas os aspectos geológicos, como problemas com a laje de rocha na "ombreira". Palavra que não foi explicada em momento algum para entendimento de um leigo. Também fica dificil entendimento de algumas palavras citadas neste trecho, que não se apresenta de forma objetiva, e com muitos rodeios sobre o mesmo assunto.
A introdução apresenta a equipe de inspeção e apresenta de que maneira o laudo foi elaborado de maneira clara.
Em dados principais da obra ele cita a geologia do local, o tipo de barragem e detalhes construtivos, detalhes estes com muitos nomes técnicos.
No histórico do tipo de barragem mostra um trecho do memorial descritivo e conclui que foi reconhecida a existência de fraturas e que o mesmo precisaria de um projeto específico. Anexou uma imagem que não pude compreender.
Apresenta registros de aspectos da fundação durante a construção e mostra conclusões baseadas em trechos destes registro. Todos aspectos técnicos sobre a fundação e o solo precisão ser melhorados para melhor compreensão dos termos citados. Utiliza o recuso de figuras para melhor entendimento e mostra fotos da época da construção que mostra a fala da ombreira esquerda, olhando as fotos não é capaz de identificar a ombreira esquerda na visão pois o leigo não sabe o que é.
Ele mostra registro de observações após a construção da barragem com trechos dos laudos, pesquisa em gráficos do comportamento do