Análise do livro: terra papagalli
O livro retrata o impacto entre as culturas portuguesa e indígena, onde conta a descoberta do Brasil do ponto de vista de um exilado, mal tratado pela tripulação e deixado na costa brasileira pela expedição de Pedro Álvares Cabral junto com outros colegas.
Personagens :
Podemos perceber as características de alguns personagens como;
Diogo: (... adorava cavalgar, seus cabelos eram negros, seus olhos eram verdes, sua face era rosada e seus lábios vermelhos..)
Lianor: (...seus olhos verdes, os seus cabelo negros, a sua pele branca, tudo eram só lembranças, o que vale dizer, dores e torturas..)
Mulheres da ilha: eram bonitas, elegantes, sensuais, vaidosas e andavam sempre arrumadas, como se passa nesse trecho : (...) algumas mulheres , todas com cabelo muito pretos e compridos, pintadas com aquela tintura e nuas como Eva... Eram limpas e tinham suas partes altas e bem cerradinhas.
Jacome Roiz: navegava com Cosme Fernandes, Natural de Torres Vedras, começou aos dezesseis anos empregar-se como ajudante de uma boticário. Dizia que sua medicina era feita de ricas ervas da índia, seus remédios fizeram sucesso no primeiro dia, mas no segundo um meirinho amanheceu morto. E acharam que o degredo era o melhor castigo.
Antonio Rodrigues: era alto, tinha longos braços e grandes mãos. Seu cabelo era preto como a noite e a barba lhe cobria quase todo o rosto. De todos o mais inconstante e irado, mas era valente e jamais se cansava. Com muitas dividas, roubou o carregamento de pimentas, quando fugia o homem atirou no pé dele, a raiva dele foi tão grande que assassinou o o vendeiro, assim foi punido também.
Simão Caçapo: nasceu em Lisboa, na freguesia da santa Catarina, recebia muitas críticas do pai então foi trabalhar como carregador, desanimou com o trabalho, queria ganhar mais moeda, então furtou um mapa, foi descoberto e foi preso.
Gil Fragoso: Cresceu numa aldeia que chamava Moncorvo, criado em infinitos trabalhos, achando sua