Terra papagali
O livro relata em primeira pessoa as aventuras de Cosme Fernandes, também conhecido como ``O bacharel de Cananeia", figura histórica do início da colonização. Outras personagens da época são descritas no livro, entre elas João Ramalho, António Rodrigues, o cacique tupiniquim Piquerobi, Cristóvão Jacques, Pero Capico, Martim Afonso de Sousa e outros.
Terra Papagalli é escrito em linguagem do século XVI com tom jocoso, onde os autores mesclaram formatos literários da época, como diários de navegação, dicionários e bestiários. O livro é também uma crítica à forma de se viver no Brasil de hoje, assim como o de então, enfatizando ``10 mandamentos para o bem viver na Terra dos Papagaios".
Sinopse:
Décimo mandamento para bem-viver na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor nessa paródia, escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta _ TERRA PAPAGALLI, edição com novo projeto gráfico e revisão dos autores publicada pela Objetiva.
Cosme Fernandes tem muito o que contar sobre suas experiências em terras brasileiras. Ele logo aprendeu que nesta terra é preciso dar presentes sem parcimônia, fazer alarde de qualquer dificuldade, pois aqui vale mais o colorido do frasco que o próprio remédio, que na terra de Santa Cruz não há quem não troque honradez por honraria. Com mordaz ironia, Pimenta e Torero _ autor de "Xadrez, Truco e outras Guerras" (Coleção