Análise do Livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas"
Livro lançado por Dale Carnegie em 1937, é até hoje um dos maiores best-sellers do mundo. A razão é que a obra explora um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com as pessoas.
Mas o que um livro com título tão duvidoso tem de especial para fazer tanto sucesso? Simples: ele busca solucionar o que foi apontado pela Universidade de Chicago como o problema de maior interesse dos seres humanos: compreender como funciona o relacionamento entre as pessoas.
Dale Carnegie cedo percebeu que o êxito tem pouco a ver com conhecimentos profissionais. O mundo pertence a quem consegue expressar as suas ideias, assumir a liderança e entusiasmar os outros.
Com base na sua experiência aperfeiçoou este eficaz método para o sucesso, que ainda hoje é atual, que começa com as três técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, e logo a seguir propõe seis formas de fazer com que os outros gostem de nós, doze maneiras para convencer e sete para liderar.
Para fazer o que o livro sugere, Dale Carnegie ensina uma série de técnicas práticas: não reclamar, sorrir, lembrar-se do nome das pessoas, fazer com que a outra pessoa diga “sim”, lançar desafios etc. Todas as técnicas são simples, porém muito eficazes. Para completar, cada passagem do livro é escrita com dezenas de casos reais em que o autor ilustra, com uma linguagem muito agradável, o que está querendo passar.
O livro é dividido em quatro partes, distribuídos da seguinte forma:
Parte I - Técnicas para Lidar com as Pessoas
Não critique, não condene não se queixe
Aprecie honesta e sinceramente
Desperte um forte desejo na outra pessoa
Parte II - Seis Maneiras de Fazer As Pessoas Gostarem de Você
Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa
Sorria
Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma
Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas