Análise do livro alice no país das maravilhas
As primeiras obras de literatura destinadas às crianças começam a surgir na metade do século XVIII, porém na França, um século antes, algumas obras foram vistas e aceitas com o intuito de abranger o público infantil. Mesmo surgido no território francês, os primeiros livros infantis se difundiram mais rapidamente pela Inglaterra. (LAJOLO e ZILBERMAN, 2007)
Desde então, a literatura infantil passa por diversas fases e abrangendo conteúdos diversificados de cada época e de cada sociedade. Durante muito tempo, a literatura infantil foi encarada como uma produção cultural inferior, pois tinha o papel de transmitir os valores e comportamentos vigentes na sociedade para as crianças dentro das escolas onde eram realizadas as leituras desses, assim como relatam Palo e Oliveira no livro “Literatura infantil: Voz de Criança” (2006):
É aí que entram a Pedagogia, como meio de adequar o literário às fases do raciocínio infantil, e o livro, como mais um produto através do qual os valores sociais passam a ser veiculados, de modo a criar para a mente da criança hábitos associativos que aproximam as situações imaginárias vividas na ficção a conceitos, comportamentos e crenças desejados na vida prática, com base na verossimilhança que os vincula.(pag. 6)
Desta forma, a pedagogia que tinha a função “utilitário-pedagógica”, pois o seu intuito era de manipular os livros para atender as demandas da sociedade segundo o entendimento de cada criança em