Diodo varicap
Diodo de sintonia ,diodo de capacidade variável ou varicap são alguns nomes dado a este componente. O Varicap é um diodo que tem sua própria capacitância variável quando submetido a um determinado valor de tensão entre seus terminais. Com a possibilidade de se substituir o pesado e caro capacitor variável por um dispositivo semicondutor que pode ser controlado diretamente por circuitos externos, a sintonia de receptores, transmissores e osciladores torna-se muito mais simples.
[pic]
Funcionamento e Curva Característica
Toda a junção PN pode comportar-se como uma capacidade quando está polarizada inversamente.Conforme o potencial de polarização inversa aumenta, a largura da região de depreção também aumenta, o que reduz a capacitância de transição. As simbologias e a curva característica da capacitância de um Diodo Varicap
[pic]
A referida capacidade depende do valor da tensão inversa aplicada. Se:
VR ? ? Zona neutra ? ? C ? (a capacidade diminui com a espessura do dieléctrico).
VR ? ? Zona neutra ? ? C ? (a capacidade aumenta com diminuição da espessura do dieléctrico).
Tal fato pode observar-se na curva característica de um varicap.
Os valores obtidos da capacidade vão desde 1 a 500pF.
A tensão inversa mínima tem que ser de 1V.
Num diodo, entretanto, existe um fator que pode ser alterado a partir de uma ação exterior que é a distância entre as armaduras.
Como, na realidade, as armaduras deste capacitor "fictício" que existem no diodo são formadas por portadores de carga que podem se mover no interior do material, podemos afastá-las ou aproximá-las pela ação de um campo elétrico, ou seja, pela aplicação de uma tensão externa.
Se o diodo estiver desligado (tensão nula entre o anodo e o catodo), os portadores de cargas das armaduras atraem-se e só se não se recombinam totalmente porque existe uma barreira de potencial na junção.
Sua distância é então