Análise do Filme O Show de Truman
No Filme quando ele se apaixona por uma das personagens do elenco, e assim querendo ir atrás dela, isso seria um exemplo de reforço positivo, onde ele se sente motivado pelo amor a sair da cidade. Já quando a mulher dele diz que quer ter um filho, assim ele tendo que ficar na cidade é tomado como exemplo de reforço negativo.
O Trauma do mar por conta da morte do seu pai pode ser tomado como exemplo de punição, onde dessa forma se evita de tentar deixar a cidade.
Quando Truman recebe uma oferta de trabalho na cidade vizinha e teria que atravessar o mar, para continuar no emprego Truman decide aceitar, esse é um exemplo de Comportamento operante. Ao chegar no barco, ele não consegue passar pela ponte, por se lembrar do seu trauma, ai vemos o Comportamento respondente.
Quando ele fica desconfiado da sua esposa e das pessoas da cidade ele passa a se esquivar das pessoas. Logo quando ele tenta sair da cidade fugido isso seria um exemplo de fuga. No fim do filme ele ao ponto de ir até o limite da “cidade” onde ele vai embora daquele “mundo” onde ele vivia, e assim vemos o caso da extinção.
O Comportamento de Truman tinha um controle social, onde ele era o foco da cidade, todos estavam prestando atenção nele, tanto Truman como os outros personagens do elenco eram controlados pois a direção sempre queria programar algo para ele, foi assim com sua esposa, amigo, etc.