Análise do Filme - A Preciosa
Autora: Daiane Silva de Souza
Aluna de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista do CNPq de um projeto transcultural sobre Agressividade Infantil.
A escolha desse tema se deu devido ao fato de o filme, narrado pela personagem principal, Claireece "Preciosa" Jones, contar a história de uma adolescente negra, obesa, pobre e vítima de violência física, sexual e psicológica, tratando assim de temas como sofrimento psíquico, capacidade de resistência, trauma, sanidade e loucura, privação de afeto.
"Violentada de todas as formas possíveis, a garota Precious tem sua história mostrada em um filme que mistura sonhos bucólicos de uma adolescente com a crueldade de sua vida à margem da sociedade." (Honorato & Deschamps, 2010).
A escolha da análise a partir da perspectiva de Melanie Klein se deve ao fato de o filme nos remeter a uma pergunta muito difícil de ser respondida: de que são compostos esses seres especiais que enfrentando, desde muito cedo toda a sorte de violência, abuso e maus-tratos, esquecidos pela sociedade e varridos para as margens da engrenagem social, mesmo assim encontram "amor pra recomeçar"?
A personagem desenvolveu um jeito de lidar com as experiências ruins, realizando o que pode ser chamado de "transição de imagens" em determinado tipo de terapia. Cada vez que se encontra vivenciando ou, até mesmo, lembrando de momentos ruins, de agressões verbais ou físicas, imagina-se em outro lugar, com outras pessoas, passando por situações agradáveis e enchendo-se, assim, de esperança para manter-se viva, para que o sopro de vida se faça presente onde antes havia somente angústia de morte.
O filme nos remete a cenas fortes, principalmente quando há a revelação de que a personagem havia engravidado duas vezes, visto que era abusada