Visão sistêmica-Analise do filme Preciosa
A abordagem sistêmica na família trás a cultura de feedback positivo, onde seu objetivo é a transformação, sendo assim, a finalidade se resume em manter, aumentar o ritmo e prosseguir, durante o filme, Preciosa demonstra esse tipo de cultura ao não desistir da vida e encontrar em seus filhos a força que precisa para prosseguir, já que se sente motivada ao dar pra eles amor de mãe, coisa que nunca recebeu em casa. Já a cultura de feedback negativo, é diminuir o ritmo e descontinuar, no filme, se a mãe de Preciosa tivesse se mostrado e dado esse feedback negativo que o pai tanto precisava, ao notar que poderia ser prejudicado pela lei, algo que o brecaria, ele teria talvez mudado de postura e adotaria a prática de ' descontinuar ' com a ação do abuso. A visão sistêmica, é uma interpretação da realidade, aplicável a situações que ultrapassam o quadro familiar, como, o meio profissional, a escola e as insituições. Assim como no caso de Preciosa, que ao sofrer todo esse abuso em casa, não só o sexual, mas também o moral, se prejudica na escola, onde se senta no final da sala, e por anos não consegue desenvolver seu lado intelectual, não absorvendo nenhum tipo de conhecimento.
Esse tipo de terapia visa a relação da família, onde usa - se um sintoma de algum dos membos como ponto de partida, sendo assim o ' start ' pro inicio do tratamento, visando o resultado macro, foca primeiramente no micro de um único membro. O objetivo dessa forma de terapia é gerar conflitos e esses conflitos levaram a uma nova forma de comunicação, sempre mudando. A terapia não pretende acabar com os conflitos, até porque são eles que vão ajudar no desenvolvimento da família, e com isso muda-se também os conflitos ao longo do tempo.
A terapia afirma que são os conflitos que vão gerando a comunicação e a mudança de comportamento dentro da família. No filme, Preciosa poderia ser essa visão micro, trazendo o seu sintoma e com isso os conflitos gerados, a partir dai, os