Análise do filme uma mente brilhante
Percebe-se o comportamento de um analista em vários personagens do filme, a começar pelo personagem principal John Forber Nash que já nas primeiras cenas do filme se apresenta analisando situações cotidianas buscando uma idéia para escrever a sua tese de trabalho. Na realização de seus trabalhos, resolução de teoremas, John Nash a todo o momento apresenta o comportamento de um analista.
Na cena em que ele finalmente tem a sua “grande idéia”, ela surge após uma analise de uma situação simples, mostrando mais uma vez um comportamento analista. Outro personagem que apresenta o comportamento de uma analista é a esposa de John Nash, que começa a observar e analisar o comportamento do marido para poder tomar uma decisão para resolver o problema do marido e que a afeta também.
Desde a descoberta da doença do marido, Alicia adota um comportamento analista, pois o tempo todo precisa analisar se o marido demonstra em algum momento piora da doença. O médico de John é um analista que começa seu diagnóstico analisando as informações passadas por Alicia e depois analisa o próprio John.
Uma situação em que achei muito interessante a questão da análise apresentada no filme foi o momento em que o próprio John analisa a sua situação e conclui a partir da sua analise que as pessoas que ele vê são alucinações, pois ele percebe que a menina que ele sempre vê acompanhando o seu amigo de quarto, nunca envelhece.
Mesmo estando com a saúde mental comprometida ele consegue realizar a análise que o leva a essa percepção e depois, mais uma vez por meio de análise, consegue adotar um comportamento que solucione os seus problemas com as alucinações.
Aluna: Carla Carolina Ferreira Lima