Análise do filme os infiltrados segundo western
Publicidade e Propaganda Poços de Caldas
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Publicidade e Propaganda
Análise do filme Os Infiltrados
Martin Scorsese
Análise do filme: Os Infiltrados, de Martin Scorsese como se fosse um Western.
Poços de Caldas
2012
O que é Western?
O Western, gênero norte americano é muito importante para o entendimento da história do cinema mundial, tendo influenciado muitos outros gêneros que vigoram até hoje, além de ter sido cobaia de algumas técnicas narrativas fundamentais para o aprimoramento das narrativas cinematográficas contemporâneas.
O gênero marca os primeiros filmes totalmente narrativos, a tal influência citada anteriormente está ligada ao fato de que o western foi fonte de inspiração para muitos filmes de samurais japoneses, russos, mexicanos e na cultura brasileira, nos filmes de cangaceiros.
O western foi o responsável pela formação do imaginário de Velho Oeste, local de distintas regiões dos Estados Unidos, que espalhou de forma semelhante seu imaginário pelo mundo afora. O cowboy tornou-se um legítimo estadunidense se tornando legendário e folclórico. Hollywood imortalizou essa imagem de cowboy ao criar o colete folgado, chapéu de abas, lenço no pescoço e um revólver num coldre de couro.
O universo do western é mitológico, as histórias são criadas a partir de relatos locais e/ou histórias. Estas histórias, que surgiram de eventos reais entram no processo de recriação à medida que vão se transformando, tornando-se simbólicas, ícones que estão cheios de clichês que vão entrar para a história.
Uma das características deste gênero é a história de heroísmo do homem branco, desbravador de terras. Nessas narrativas, o indío e a natureza estão como obstáculos na construção de uma sociedade “superior”.
Muitos desses elementos míticos estão na literatura dos Estados Unidos. Na genealogia