Análise do filme Napoleão
Introdução ao Contexto Histórico
No período do Diretório (1795-1799), em que a burguesia estava no poder, a França vivia diversas agitações políticas e de cofres vazios, após grandes despesas com as guerras, uma grave crise econômica em que a fome e a miséria predominavam.
A solução encontrada pela burguesia foi aliar-se ao exército de Napoleão para tentar estabelecer uma ordem. Como um novo representante político, Napoleão aplicou o golpe de 18 Brumário no dia 10 de novembro de 1799, dissolvendo a República e o Diretório estabelecendo assim o Consulado.
Bonaparte organizou o sistema financeiro, com a fundação do Banco Francês em 1800, e a adoção de um novo padrão monetário, o franco. Além disso, elaborou o Código Civil Napoleônico,em 1804, com o objetivo de reformar o sistema legal francês, aboliu os privilégios da nobreza e adotou uma nova constituição. Aproveitando disso, Napoleão, que já havia sido proclamado como cônsul-vitalício, realizou um novo plebiscito junto à população. Dessa vez, a votação iria decidir se o antigo general poderia alçar à posição de imperador. Prestigiado pela decisão de seus governados, Napoleão se auto coroa imperador na catedral de Notre-Dame, com as devidas bênçãos do papa.
Nos quinze anos em que permaneceu no poder, Napoleão almejava transformar a França na maior potência mundial, e nesse tempo conquistou grande parte da Europa, através de sua política expansionista. Por meio de suas conquistas vários governos absolutistas foram extintos e os ideais da Revolução Francesa se disseminaram.
O Começo
O Filme inicia-se com o exílio de Napoleão Bonaparte em Santa Helena em 1815, e logo mostra o verdadeiro início de sua carreira ainda mostrando a sua glória de batalhas aos seus amigos franceses.
Napoleão comandou uma invasão à península itálica de forma bem sucedida, a Batalha de Lodi, derrotando as forças austríacas.
Mais tarde, Napoleão além de inspirado pelo lado cientifíco, realizou