Análise do Filme Lugares Comuns
Psicologia
Disciplina
Estágio Básico
Aluna
Josiane Oliveira
Relatório do Filme “Lugares Comuns”
No filme "Lugares Comuns", foi possível compreender a relação entre frustração existencial e a perda de valores do personagem Fernando Robles. Pois para Fernando Robles, a vida só tem significado quando é vivida de acordo com os valores e objetivos que se conduzem para uma existência verdadeira, no filme deixa claro que pra ele que o trabalho tinha valor fundamental na sua vida.
Para Fernando Robles, a aposentadoria anunciada foi como se uma morte anunciada, como se conhecesse a morte antes de morrer; a aposentadoria pra ele não foi pensada e logo passar a existir e junto a ela muita indignação e para ele esse enfrentamento foi uma busca de querer superar os seus limites como por ex. o passeio até a montanha; como assim para ele, a busca de ideais de vida como a invenção da plantação de lavanda que tem por implicação superando a angústia e o comodismo, a renúncia das escolhas e a perda da essência humana.
Diante do exposto e do que foi relatado no filme a aposentadoria se torna meio que conflituosa, pois este corte com o mundo do trabalho faz com que gera uma impacto psicológico, familiar e social, pois essa atravessia para alguns se torna complicado e de conflituoso com sua nova trajetória de vida, A preparação para a aposentadoria se faz necessário, pois são as nossas escolhas e atitudes que vão definir a trajetória de vida e assim facilitando e possibilitando o entendimento dessa travessia tão importante nessa fase de vida. A consciência é que permite que o sujeito abandone o que é corriqueiro do cotidiano para enfrentar e obter o mais profundo do humano que são os seus desejos e expectativas.
REFERÊNCIA
PREPARAÇÃO para a Aposentadoria: O papel do psicólogo frente a essa Questão. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2005 .6(1)
LUGARES Comuns. Direção Adolfo Aristarain. Argentina, Espanha: Europa