Análise do filme HAIR
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
RONALDO BORGES VICENTE
VISÕES DE MUNDO
CRICIÚMA
2012
DANIELA CARDOSO DE OLIVEIRA
RONALDO BORGES VICENTE
VISÕES DE MUNDO
Análise do filme Hair elaborada como cumprimento da disciplina de Filosofia, do curso de Ciência da computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professor: Profº Msc. João Alberto Ramos Batanolli
CRICIÚMA 2012
Resumo
De gênero musical, o filme revela ideias como liberdade, consciência humana, questionamento sobre diferença de classes e visões de mundo através de uso de alucinógenos como, por exemplo, LSD. O filme mostra também, questões policias, família burguesa, questões militares, e outras questões que serão discutidas a seguir.
O filme
Trata-se de um movimento contracultural do pós-guerra, uma revolta que gira em torno de um grupo de jovens que se pode identificar como hippies por possuírem um comportamento liberal e criativo, dinâmico e de certa forma, natural. Além disso, possuíam cabelos longos e descuidados, que contradiziam o modelo da época: cabelos bem cuidados e cortados.
Esses jovens - George Berger, Lafayette Johnson, Jeanie Ryan, Woof Dashund – desafiavam o modelo capitalista e individualista imposto pela sociedade norte-americana. Esse grupo de amigos vivia em qualquer lugar. Nas ruas, nos parques (cenário de muitas canções e boa parte da historia que se passa) e outros locais públicos de Nova York. Isso não significa que não possuíam um lar ou uma residência fixa, mas significa sim, que estes indivíduos escolheram a liberdade, a naturalidade, a simplicidade e outras questões que não estão nem de longe, próximas do mundo capitalista e alienado inserido na década de 60. Mais tarde,