Ensaio com máquinas assíncronas
Disciplina de Eletricidade Industrial
Ensaio com Máquinas Assíncronas
Por Vitor Hugo Gomes Domingos
prof. Cléber Volotão
Macaé, 08/07/2010
Introdução
Um gerador CA que desenvolve uma única tensão senoidal para cada rotação do eixo
(rotor), é dito monofásico. Se for usado mais de um enrolamento no rotor, com um posicionamento determinado, ter-se-á um gerador polifásico (bifásico, trifásico, quadrifásico etc.), que gera mais de uma tensão CA para cada volta completa do rotor.
Em geral, preferem-se sistemas trifásicos, principalmente, pelos seguintes motivos:
1. Condutores de menor diâmetro podem ser usados para transmitir a mesma potência à mesma tensão, o que pode reduzir a quantidade de Cu necessário em aproximadamente 25% e, conseqüentemente, os custos de fabricação e manutenção das linhas.
2. Linhas mais leves são mais fáceis de instalar e as torres de sustentação podem ser mais delgadas e mais espaçadas.
3. Equipamentos e motores trifásicos apresentam melhores características de partida e operação que os sistemas monofásicos, pois a transferência de potência da fonte para a carga nos sistemas trifásicos é menos sujeita a flutuação do que nos sistemas monofásicos.
4. A grande maioria dos motores de grande porte, no geral, é trifásica, pois a partida não necessita de circuitos externos.
A freqüência gerada é determinada pelo n° de pólos da parte giratória do motor, o rotor, e pela velocidade angular do eixo.
O gerador trifásico usa três enrolamentos posicionados a 120° um do outro em torno do estator, conforme fig. abaixo. Como os três enrolamentos possuem o mesmo n° de espiras, e giram com a mesma velocidade angular, as tensões induzidas nesses enrolamentos tem a mesma amplitude, forma de onda e freqüência. Deve-se notar que em qualquer instante de tempo, a soma fasorial das três tensões de fase é nula.
Gerador trifásico e esquema das tensões nos