Lista
1. O comprimento de onda de uma onda é de 20 cm. A freqüência da fonte que a origina é de 200Hz. Qual a velocidade desta onda?
2. Por que o fenômeno da polarização ocorre em ondas luminosas e não em ondas sonoras?
3. Nos filmes de bang-bang vemos o índio descer de seu cavalo, colocar seu ouvido no chão e dizer se a cavalaria está chegando ou não. Por que ele faz isso?
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp 2005) Na escuridão, morcegos navegam e procuram suas presas emitindo ondas de ultra-som e depois detectando as suas reflexões. Estas são ondas sonoras com freqüências maiores do que as que podem ser ouvidas por um ser humano.
Depois de o som ser emitido através das narinas do morcego, ele poderia se refletir em uma mariposa, e então retornar aos ouvidos do morcego. Os movimentos do morcego e da mariposa em relação ao ar fazem com que a freqüência ouvida pelo morcego seja diferente da freqüência que ele emite. O morcego automaticamente traduz esta diferença em uma velocidade relativa entre ele e a mariposa.
Algumas mariposas conseguem escapar da captura voando para longe da direção em que elas ouvem ondas ultra-sônicas, o que reduz a diferença de freqüência entre o que o morcego emite e o que escuta, fazendo com que o morcego possivelmente não perceba o eco. (Halliday, Resnick e Walker, "Fundamentos de Física", v. 2, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. p. 131)
4. Tanto o morcego quanto a mariposa parecem conhecer a física, ou seja, conhecem a natureza. O fenômeno relacionado ao texto é
a) o efeito Doppler.
b) a onda de choque.
c) o cone de Mach.
d) a propagação retilínea do som.
e) a redução do nível sonoro.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp 2004) A luz visível é a fonte de energia da qual dependem as plantas e, por conseguinte, todos os seres vivos. As radiações ultravioleta e infravermelha, que estão fora da faixa visível, podem também ter importância biológica.
5. Certa radiação infravermelha emitida por