Análise do filme desmundo
Diretor: Alan Fresnot
Poder da Igreja :
A Igreja também tinha um papel fundamental naquela sociedade e valia de sua influencia para “domar e domesticar” os índios através da fé, e com isso conseguir benevolência por parte dos ricos da época.
Perfil dos Homens:
Homens rudes, tão selvagens, quanto os mais terríveis dos verdadeiros brasileiros, os índios. Pessoas inescrupulosas, violentas e que vinham para a América em busca de oportunidades derradeiras de sobreviver, de resistir e, de preferência, de ganhar algum dinheiro.
Característica da Sociedade:
A sociedade era patriarcal e ao homem cabia o sustento do lar e a provisão da família, quer fosse o pai, quer fosse o filho mais velho. Às mulheres, cabia- lhes as tarefas do lar, a criação dos filhos e o apoio ao marido.
Tratamento dado às mulheres, aos índios, negros e judeus:
As mulheres, assim como os índios e negros também não era valorizada e com isso era vendida afim de somente suprir as necessidades sexuais e domésticas daqueles homens tão rudes e massacrados pela triste realidade da época.
Confronto:
Brasil colônia - A economia valia-se da agricultura voltado ao comércio externo, do plantio da lavoura, até porque servia-lhes para a própria sobrevivência.
Dali ocorria à troca de escravos, o comércio de mulheres, a troca de favores e tudo isso proveniente dos traços sociais, culturais e econômicos da época. A população brasileira era formada por colonos brancos, escravos negros, índios aculturados e mestiços.
Brasil sec. XXI – Hoje, no âmbito social, mulheres e negros, ou povos de qualquer outra etnia tem conseguido conquistar seu espaço e adquirir direitos iguais, pelo menos na lei. Apesar de na prática ainda haver muita