ANÁLISE DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
PROFESSOR: RICAMAR PERES DE BRITO FERNANDES MAIA
ALUNO: LUIZ ROBERTO UYEMURA FURCHI
TURMA: CONEXÃO FGV GUARULHOS GEMP LIX - GP05
ANÁLISE DO CÓDIGO DE ÉTICA
1 - Código de Ética do Itaú Unibanco
2 - Sim, é assinada pelo Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo.
3 - A missão, visão e valores da empresa não foram apresentados no CEC.
4 - Na página 32, o “princípio da boa fé”: agimos de boa fé e assumimos a responsabilidade por nossas ações e escolhas.
5 - Sra. Maria, Gerente de Pessoa Física da agência e após 5 anos na função, foi identificado através de uma auditoria que a mesma gerenciava a conta-corrente de 2 familiares, um irmão e um tio. Ao ser questionada, a mesma revelou não ter ciência sobre tal restrição de gerenciar contas de parentes.
5.1 – Verificar se os itens estão contemplados no CEC e se a funcionária assinou o mesmo, comprovando ter ciência de tal restrição. 5.2 – Auditar as contas em questão e verificar se há irregularidades nas taxas aplicadas e concessões.
5.3 – Caso a avaliação dos itens 1 e 2 comprovem que a gestora não havia conhecimento ou não agiu de má fé, propor a assinatura do código e transferir as contas para outra agência. 5.4 – caso haja comprovação de “má fé”nos itens 1 e 2, promover o desligamento da colaboradora.
6 – Pág. 52 e 53 – Superintendência de ética: manifestações, dúvidas, suspeitas, denúncias e reclamações (telefone, e-mail e portal). Superintendência de Inspetoria: fraudes, corrupção, propina, furto, roubo, etc. (e-mail, telefone e sistema interno). Comitê de Auditoria: descumprimento legal ou regulamentar, fraudes e erros em auditorias (e-mail ou correspondência). 7 – Há o termo assinado pelo colaborador na qual existe o caráter punitivo, de acordo com a ocorrência há diferentes níveis de punição. 8 – Aumento da efetividade das operações, reduzir fraudes, facilidade e credibilidade aos clientes, aumentar a excelência
operacional,