ANÁLISE DO CONTO: A FESTA NO JARDIM
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON – CESTI
DISCIPLINA: PRÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA
PROFESSORA: NATÉRCIA GARRIDO
ALUNA: MARIA NAIR FÉLIX BARROS, PERIODO: 6º, TURNO: NOITE
ANÁLISE DO CONTO: A FESTA NO JARDIM
TIMON, 02 DE MAIO DE 2013
A festa no jardim
Diante da leitura do conto “A festa no jardim” da escritora Katherine Mansfield, foi proposta a analise do conto, levando em conta os seguintes questionamentos:
O que o conto significa? O que Mansfield diz no conto? O que você vê como sentido?
Katherine Mansfield mostra a configuração da sociedade e da família daquela época em que a história se passa e como eram as relações dentro das famílias. Expõe também a maneira como as mulheres eram criadas.
Laura representa alguém alheio aos padrões da sociedade da época na qual está inserida, demonstrando ser muito sensível ao observar o comportamento dos trabalhadores, os pequenos gestos e atitudes e a maneira simples e cordial como eles se portavam diante da vida, do trabalho e das pessoas. Laura também questiona o vazio que aquele modelo de sociedade impunha a ela, chegando a refletir no porque de não poder fazer amizade com os trabalhadores e preocupa-se também com as questões sociais.
O sentido é o descaso, a falta de solidariedade humana diante da dor e do sofrimento do outro, mostrando que como a morte do trabalhador não ocorreu dentro do jardim da casa da família, a vida de todos deve prosseguir normalmente, sem dar importância ao fato de morarem tão próximos e de estarem dando uma festa a tão poucos metros da vila onde o trabalhador morava e onde está naquele momento, a família enlutada, sendo este, a meu ver, o fato principal do conto.
Como o conto adquire significado? Que elementos Mansfield emprega para fazer com que o conto signifique o que quer que signifique? Que elementos, em outras palavras, faz o conto dizer as coisas que você entendeu que diz?