análise do conto "ciúmes" de Graciliano Ramos
TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS II
nota recebida: 7,5
Profa.: Cleusa Rios
Introdução
Este trabalho apresenta a análise do conto “Ciúmes” de Graciliano Ramos, publicado em 1947, no livro “Insônia”. O grupo optou por dividir o trabalho segundo os elementos estruturais da narrativa (tempo e espaço; enredo e foco narrativo e caracterização das personagens), organizando a exposição de acordo com tal critério.
A bibliografia utilizada foi a dos textos trabalhados em sala e outros presentes no programa da disciplina. A lista completa de obras consultadas consta no fim do trabalho.
Caracterização das personagens e foco narrativo
A caracterização da personagem principal do conto “Ciúmes”, D. Zulmira, se dá através das descrições de suas ações e pensamentos pelo narrador-observador onisciente. Graciliano Ramos usa diversos métodos para isso, levando o leitor a considerar, repetidas vezes, a superioridade que a personagem sente em relação aos outros, especialmente seu marido.
Os traços que o autor usa para explicitar tal ideia incluem raiva e comportamento violento ao ter sua ilusão de superioridade quebrada pela traição, ambos demonstrados em atos como “dirigiu à informante um olhar assassino”, “pecava muito por pensamento, e por palavras também”; decepção, “percebeu que neste mundo só há safadeza e ingratidão”; e mágoa, apresentada depois que a raiva passa, por achar-se vítima de uma injustiça, e aumentando os defeitos do marido, transformando-o em um “monstro”. Tudo isso a faz retornar ao seu estado de espírito inicial, estando acima de todos em sua superioridade.
O autor também usa uma figura de linguagem (zoomorfização) para obter esse efeito, comparando D. Zulmira a um gato, animal comumente considerado superior, nobre, com grande dignidade, idolatrado como deus em outra época. A sensação de “domesticação”, de potencial não cumprido, que a personagem sente fica clara perto