Análise do contexto da organização
1 – Situação.
Pesquisas de clima organizacional apontaram queda nos critérios de avaliação da ‘’Comunicação’’, a baixa adesão dos funcionários aos veículos internos, comunicação interna e a descrença dos empregados em relação ao discurso da empresa. De todos os pontos, em relação á comunicação interna três pontos foram destacados: falta de transparência com processos e pessoas impactadas diretamente pela cultura do ‘’não falar’’, falta de clareza com mensagens divulgadas de forma incompleta e sem adequação de conteúdo para o público inteiro e falta de agilidade com a perda do timing da divulgação, gerando descrédito na informação e no clima da empresa.
2 – Objetivos.
2-2 – Gerais.
Fortalecer o vínculo empresa > funcionário.
2.3 – Específicos.
Identificar as opiniões, percepções e expectativas dos funcionários.
3 – Públicos trabalhados.
- Interno.
- Funcionários.
- Homens e mulheres.
Segundo Margarida Krunsch: ‘’ O público interno é um público multiplicador. Na sua família e no seu convívio profissional e social, o empregado será um porta-voz da organização, de forma positiva ou negativa. Tudo dependerá do seu engajamento na empresa, da credibilidade que esta desperta nele e da confiança que ele tem em seus produtos ou serviços’’.
4 – Estratégias. 1 – Mudança da cultura de comunicação
2 – Criação de processos.
3 – Adequação da estrutura da área de comunicação interna.
4 – Melhoria dos canais.
1 – Desenvolver uma cultura que contribua para os trabalhadores de CI, por meio da sensibilidade da diretoria, treinamento de liderança sobre a importância da comunicação.
2 – Organização para o dia-a-dia da área, tanto no relacionamento entre áreas quanto na administração das ferramentas. Segmentaão do publico interno conforme a necessidade de informação, definição dos tipos de mensagns em grupos de assuntos e classificação dos temas.
3 – Contratação e capacitação de uma equipe dedicada