Análise do capítulo XXI de Memórias Póstumas de Brásc Cubas: O Almocreve

1674 palavras 7 páginas
Do gênero romance e do tipo narrativo, O Almocreve é um capítulo do clássico de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas. É narrado pelo personagem que já morreu, cujo ponto de vista é de um defunto-autor. De cunho realista, Memórias faz uma crítica à burguesia hipócrita da época, mas sem aquela crítica agressiva do Realismo.
Romance é o nome que se dá ao gênero, pois se tornou conhecido a partir do Romantismo, apesar de ter como raiz o Realismo. O romance possui um tipo de narrativa mais complexa, visto que, várias tramas se desencadeiam no decorrer da narração. O romance se assemelha um pouco com a novela, porém, ao contrário do mesmo, possui uma narrativa mais longa e, diferente do conto, possui uma série de conflitos, com um tempo e um espaço mais dilatados, também possui mais personagens.
Apesar de se tratar de um fragmento do livro, o texto parece ter vida própria e, chega a se assemelhar a um conto, pois apresenta algumas características de conto, como os elementos essenciais da narrativa, o qual nós vamos falar sobre e fazer uma análise posteriormente; a quantidade de personagens também pesa sobre o fato e, um tempo e um espaço bem curto, e acima de tudo, de cunho moralista.
Analisando o fragmento:
“Toda narrativa se estrutura sobre cinco elementos, sem os quais ela não existe. Sem os fatos não há história, e quem vive os fatos são os personagens, num determinado tempo e lugar. Mas para ser prosa de ficção é necessária a presença do narrador, pois é ele fundamentalmente que caracteriza a narrativa. Os fatos, os personagens, o tempo e o espaço existem, por exemplo, num texto teatral, para o qual não é fundamental a presença do narrador.”
(GANCHO, Cândida Vilares. “Como analisar narrativas”, 2002, São Paulo)
É a partir desses cinco elementos (enredo, tempo, espaço, personagem e narrador) que nós vamos estruturar a nossa análise do fragmento. Atentamo-nos ao detalhe de que essa análise é somente do fragmento do livro, por isso só vamos levar em

Relacionados