Análise do autor BRECHT
“Aquele que diz sim, Aquele que diz não” – Brecht, B.
O texto de Brecht, “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não” conta a história de uma cidade que é atacada por uma epidemia muito perigosa. Neste contexto, um menino decide acompanhar seu professor e um grupo de estudantes numa expedição às montanhas em busca de remédios e instruções e, no seu caso específico, em busca da cura para a doença da sua mãe. Eles decidem ir à procura dos grandes médicos que moram além das montanhas, pois acreditam que esta seja a única esperança para salvar os moradores da cidade.
No caminho, o garoto que havia acompanhado o grupo acaba adoecendo. Neste ponto, na parte do texto “Aquele que diz sim”, o grupo faz valer o costume que diz que o indivíduo que não consegue continuar a viagem deve ser deixado para trás, pois não seria certo sacrificar o objetivo da viagem e deixar de salvar muitas vidas em troca de apenas uma. O menino, então, é então arremessado penhasco abaixo depois de concordar com o costume. Na versão de “Aquele Que Diz Não”, a atitude do garoto é diferente, uma vez que ele diz não concordar com o velho costume e que não merece ser jogado do penhasco, mas sim retornar a cidade, acompanhado dos outros membros do grupo.
Após a leitura do texto, foi possível perceber que a questão principal abordada por Brecht é a problemática que diz respeito justamente à conservação de um costume socialmente aceito, que vem atrelado à moral. Neste contexto, é possível observar que o texto ressalta a importância da reflexão e de como o ser humano se comporta diante de determinadas situações. Nas duas situações extremas apresentadas no texto, os desfechos diferentes ocorrem em função das reações das pessoas envolvidas no problema, onde se debate o direito de ir contra as normas e costumes sociais, e o direito de se dizer "não" a estas normas, uma vez que a tradição permite que o menino decida se aceita ou não seu destino.
Para realizar uma análise do texto de