Análise do ambiente externo
"Mudanças são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças por muitos executivos – mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade – para fazer algo de diferente, algo de novo e, acima de tudo, para fazer algo melhor, algo mais produtivo e lucrativo." (Peter Drucker, do livro “A administração em tempos turbulentos”).
"Não temos certeza de coisa alguma. As mudanças são a única certeza que temos." (Alvin Toffler).
"No início da década de 50, as empresas passaram a preocupar-se cada vez mais com o ambiente. Percebeu-se que o problema era a falta de sintonia entre a empresa e o ambiente." (Igor Ansoff, do livro “Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica”).
"Neste ambiente em que mudanças ocorrem com altíssima velocidade, perceber tendências, visualizando as mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um valor extraordinário como o fator decisivo do sucesso e, às vezes, da própria sobrevivência." (Michael Scott Morton, do seminário "Administração nos Anos 90").
"Prospectar o futuro é uma das melhores maneiras de otimizar as decisões no presente." (Alvin Toffler, do livro “Previsões e premissas”).
"Saber quais são as megatendências e acompanhá-las de perto é hoje um requisito essencial a todos aqueles que buscam excelência de resultados e não somente sobrevivência." (John Naisbitt, no livro "Megatendências").
"A