Análise ambiente externo
A análise do ambiente interno e externo é uma ferramenta muito importante para o planejamento estratégico das empresas diante ao “mundo dos negócios”. Essa ferramenta tem o objetivo de identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa diante ao mercado em que a mesma atua. Esta forma de análise se divide em duas formas distintas: Análise do ambiente interno (ponto forte e ponto forte). Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças).
Ameaças – situações futuras ou atuais que não observadas podem atingir a organização de forma negativa.
Oportunidades – situações futuras ou atuais que observadas e aproveitadas podem influenciar a organização.
Pontos fortes – características da empresa que devem ser potencializadas para um melhor desempenho.
Pontos fracos – características de uma empresa que deve ser minimizadas para diminuição de um aspecto negativo sobre o desempenho. O ambiente interno das organizações pode ser controlado pelos gestores da organização, assim ao identificar um ponto forte, esse deve ser ressaltado. Com a identificação do ponto fraco decisões devem ser tomadas para o controle desse ponto ou cuidados para que o mesmo seja minimizado. O ambiente externo se apresenta de uma forma sem controle. Por não ter controle, não significa que este ambiente não necessite de estudo. As organizações devem ter um olhar bem focado nesse ambiente que deve ser monitorado, pois através desse acompanhamento, podemos extrair grandes oportunidades de maneira rápida e eficiente. Por meio dessa ferramenta podemos identificar ameaças de forma mais ágil e tomar decisões mais eficientes na direção oposta, obtendo vantagens em um mercado dinâmico e de rápida transformação.
Diante a atual situação económica que o mundo se encontra, as organizações para sobreviver necessitam de um olhar especial em relação ao seu posicionamento no mercado que se torna mais competitivos com o passar do