Analise de Ambiente externo
Análise do ambiente externo de empresas no ramo de Telefonia
Após reunião do grupo para definição de qual empresa seria utilizada como base para a realização da análise de ambiente externo, optou-se por uma empresa de telefonia para que fosse utilizada a análise de PESTI, que descreve as ameaças e oportunidades percebidas no setor em ocasião. O setor a ser analisado foi o setor de serviços de telefonia móvel especificamente o serviço de voz. Essa escolha deu-se pelo conhecimento que o grupo tem a respeito da empresa e dos seus serviços como clientes.
Pensou-se nos fatores que podem ou não afetar a empresa, pesquisando as forças competitivas das suas concorrentes e a compreensão delas, pois conforme Nogueira1 (2011, p. 16, apud PORTER, 2008). Embora muitos fatores possam afetar a lucratividade da indústria no curto prazo, o que define a lucratividade da indústria em longo prazo, é a ação de forças externas às empresas, chamadas por Michael Porter de Forças Competitivas. A compreensão dessas forças e as suas causas revelam as raízes da lucratividade de uma indústria, proporcionando um quadro para antecipar e influenciar a concorrência (e a lucratividade) ao longo do tempo.
Por isso uma análise das cinco forças que foram analisadas foi de suma importância para o desenvolvimento desta atividade.
Assim, o grupo após analisar e discutir a respeito dos serviços de telefonia oferecido no Brasil, desenvolveu um breve comentário sobre as principais forças que conduzem o setor dominante no qual a empresa está envolvida, que são: poder de negociação; fornecedores; concorrência existente no setor; potenciais concorrentes e possíveis substituto, na qual relatou-se aqui apenas fatores mais relevantes, porém que estão descritos nas tabelas que seguem entre o texto. Por fim, sumarizaram-se os resultados da análise onde foi mencionado apenas as forças mais importantes no setor e se essas forças criam um setor no qual é fácil ou