Análise demográfica
Esta análise é baseada em dados e cálculos estatísticos, a fim de esclarecer questões pertinentes às regiões do Brasil. Sendo assim, a análise investiga a composição populacional com relação à natalidade e mortalidade e aspectos como a faixa etária da população.
Densidade Demográfica
Segundo o IBGE, o Censo realizado em 2010 abrange um levantamento minucioso de todas as residências do Brasil. Durante o período de coleta de dados e supervisão, 191 mil recenseadores realizaram visitas a mais de 67 milhões de residências nos 5.565 municípios brasileiros e coletaram informações sobre a população, a fim de compreender qual é o número total de pessoas, quem são as pessoas da população, onde elas se encontram e como vivem. Os resultados definitivos apontaram uma população formada por 190.732.694 pessoas.
O estudos apontam que a população brasileira se concentra na Região Sudeste, compreendendo 42,1% da população total do Brasil, seguida pelas regiões Nordeste, com 27,8%; Região Sul, com 14,4%; Região Norte, com 8,3% e Região Centro-Oeste, apresentando 7,4% da população total brasileira.
O destaque se dá para o estado de São Paulo, região que apresenta o maior índice de concentração de pessoas no Brasil. Segundo dados de 2010 do IBGE, a população residente no estado era de 41.262.199 milhões de pessoas, sendo que 88,9% da população vive em área urbana na sede municipal, reresentando ainda uma densidade demográfica de 166,25 habitantes por km².
Outros estados que apresentam destaque são: Minas Gerais, com população superior à 19 milhões de habitantes, com densidade demográfica de 33,41 habitantes por km ²; Rio de Janeiro, com população de quase 16 milhões de habitantes, porém alto índice de densidade demográfica, de 365,23 habitantes por km²; Bahia, com população superior à 14 milhões de habitantes e densidade demográfica de 24,82 habitantes por km² e Rio Grande do Sul e Paraná, ambos com população superior à 10 milhões de pessoas e densidades