Contabilidades
A competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos ambientes empresariais exigem maior controle e planejamento de gestão, com eficiência e eficácia na realização de suas atividades. Para isso deve-se possuir uma condição favorável, que norteie todas as áreas da empresa. Também é necessário adotar ferramentas, que possibilitam uma visão ampla e concreta da real situação gerencial.
O controle contábil consiste num conjunto de procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizadao para garantir certeza a cerca da confiabilidade, que pode ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e elaboradas de acordo com os princípios da contabilidade. O sistema de controle pode evidenciar um conjunto de atividades que envolvam recursos da entidade, guardando o equilíbrio das contas, alertando o surgimento de irregularidades e sanando-as em tempo hábil de forma a permitir uma competente gestão (QUEIROZ; QUEIROZ, 2007).
Toda empresa possui metas a serem alcançadas, os gestores e proprietários visam lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esses que correspondam ao reconhecimento e sucesso empresarial. Empresas de pequeno porte, como nos dois cases que estamos observando, são inovadores e empreendedoras e na função de garantir a proteção do patrimônio, é importante verificar e analisar a existência e atuação do Controle Interno como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa, para que através dessa análise possa ser traçados novos caminhos e investimentos.
A importância do Controle Interno se dá pelo acompanhamento da eficácia e eficiência das operações, da fidedignidade das informações contábeis e financeiras e da conformidade dos atos com as leis e normas estabelecidas.
O contador como conhecedor terá uma visualização geral econômica da aplicação do controle interno