Análise demográfica
A Gol surgiu de um dos maiores grupos de transporte rodoviário do Brasil: o grupo Áurea. Iniciou suas operações em 2001 sendo a primeira empresa brasileira a utilizar o sistema low coast, low faire (baixo custo, baixa tarifa).
Sua inspiração veio da empresa americana Southwest, cujo modelo de gestão se baseia no melhor aproveitamento de seus recursos humanos e ativos operacionais e numa estrutura de tarifas simples, com uma única classe de serviços.
Seu objetivo principal era de proporcionar vôos com preços mais acessíveis a uma fatia maior de mercado, atingindo as classes sociais B e C, antes negligenciada pelo setor aéreo, e os passageiros que voam a negócios, que priorizam um transporte seguro com qualidade e preço justo ao invés do glamour. A venda de passagens aéreas pela internet reduziu os custos com funcionários, facilitando o acesso das pessoas que não têm tempo para comprar em agências, como também possibilitou tarifas menores e eliminou os gastos com agentes de viagens. A entrada da GOL no mercado, provocou uma queda nos preços das passagens, tornando o transporte aéreo acessível a um novo público. Com preços muitas vezes competitivos aos do transporte terrestre, viajar de avião deixou de ser beneficio apenas da elite. Prova disto é que hoje 10% dos passageiros da empresa são pessoas que fazem a sua primeira viagem de avião ou que não voam a mais de 1 ano. E analisando novamente esta fatia do mercado, a GOL inova mais uma vez, com a implantação de lojas de passagens em locais de fácil acesso ao seu público alvo, como estações de metrô e centros de comércio popular e com a facilitação na compra de passagens que podem ser financiadas em até 36 vezes.
Em fevereiro de 2013 a GOL teve uma participação de 34,08% no mercado de voos domésticos, ocupando a segunda posição, atrás apenas do Grupo TAM que detém 41,66% do mercado, segundo dados da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil).
Fonte: www.anac.gov.br www.voegol.com.br