Análise de Vibração - IFES
2º PERIODO DE MECÂNICA
RAYANI BOROTO
SAMUEL FERRAZ
THAÍS LÍRIO
WESLEY FALCÃO
ANÁLISE DE VIBRAÇÕES
O projeto-pesquisa em foco compõe item obrigatório para a avaliação semestral da disciplina de Manutenção, lecionada pelo professor orientador Manoel Tadeu.
SÃO MATEUS –ES
2013
INTRODUÇÃO
A análise de vibrações em máquinas e equipamentos permite-nos conhecêlos, melhorá-los e ganhar muito em qualidade, produtividade, desenvolvimento, etc...
Quando se coloca em marcha uma máquina nova, espera-se que a mesma tenha vida longa e isenta de problemas. Mas deficiências de projeto, erros de especificações, fabricação, transporte, instalação e manutenção nos conduzem a equipamentos pouco confiáveis. A manutenção da atualidade é um tipo de manutenção onde não há mais interesse em simplesmente reparar um equipamento defeituoso ou mesmo acompanhar o desenvolvimento de uma falha de modo a não se permitir uma parada inesperada de produção. Esse tipo de manutenção é coisa do passado. A manutenção hoje se interessa em conhecer e eliminar as causas dos defeitos. Essa nova fase da manutenção chama-se Proativa.
A filosofia da manutenção proativa estabelece que as causas dos defeitos é que devem ser eliminadas. Um defeito comum, como por exemplo um rolamento danificado não tem tanta importância em termos proativos. Saber como este rolamento estragou e como eliminar a raiz da questão, isso sim é de interesse. Aparentemente simples, a manutenção proativa nos parece ser a manutenção do bom senso; contudo, técnicas proativas requerem muitas vezes conhecimentos profundos de engenharia de projeto, como também utilizam ferramentas corretivas, preventivas e preditivas. Somente através de técnicas proativas é que se consegue com que uma máquina tenha uma vida útil isenta de intervenções, a não ser aquelas provocadas pelo desgaste normal previsto no projeto.
CONCEITO DA VIBRAÇÃO
A