Análise de uma música
DIREITO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
FORTALEZA – CE
2013
DIREITO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE:
Uma análise jurídica da música “Falcão”, do MV Bill, em relação a uma possível aplicação de medida sócio-educativa
Francisco eldo Coelho de Castro
910093
Direito da Infância e da Juventude
Prof. Tutora:Diane Espindola Freire Maia
Novembro - 2013
Fortaleza - CE
INTRODUÇÃO
Ao longo da música “Falcão”, o intérprete MV Bill narra o dia-a-dia de um adolescente no “morro”. A música traz relato do crime de tráfico de drogas, e, em especial, descreve a participação dos adolescentes no tráfico, atribuindo-lhes a função de observar a ação do oponente, seja traficante rival, seja a polícia, para. Incontinente, dar informação, ou seja, o adolescente tem o papel de informante.
DA CONDUTA DO ADOLESCENTE
O autor do música dar ao adolescente o falso nome de FALCÃO. Mas o que é falcão?
Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados dentro do género Falco. O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade
(em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.
Acredito que diante de uma versalidade tão grande apresentada pela ave, o autor não poderia atribuir outro nome ao joven do tráfico que tem por função chegar rápido com a notícia de que o inimigo se aproxima, ser voraz no ataque ao inimigo e estar sempre em ponto estratégico, notadamente no alto do morro, observando e repassando informações.
Por todos os trechos da música, o autor faz alusão da participação do jovem Falcão no tráfico de drogas. Vejamos o que diz a legislação a