economia
Diversos
Resenha - as heresias de john maynard keynes – cap. ix
AS VIDAS, ÉPOCAS E IDÉIAS DOS MAIORES PENSADORES ECONÔMICOS
Robert Heilbroner – Sexta edição, Historia do Pensamento Econômico
AS HERESIAS DE JOHN MAYNARD KEYNES – Cap. IX
Nesse capitulo sobreas heresias de Keynes, percebemos que o livro Teoria Geral foi feito com base em muitas crises econômicas que ocorreram anteriormente e também teve idéias difundidas por vários autores ao longo dosséculos com comparações e interpretações que foram ao longo do tempo se tornando verdadeiras mesmo que a principio parecessem absurdos.
Inicia-se antes do inicio da grande depressão em 1929, onde omodelo americano da época onde acreditava-se que "todos devem ser ricos" - segundo John J Raskob, porque a América vivia uma riqueza sem precedentes, onde o rendimento médio das famílias afortunadaschegassem a 630 vezes a media de rendimento das famílias da base. As pessoas ganhavam muito dinheiro investindo na bolsa, tudo isso fez com que até um seguidor de Marx, Thorstein Veblen especulasse nabolsa, efeitos de que a pessoa se adéqua a seus meios.
Não contaram com os desafortunados que beiravam dois milhões de desempregados e pode se dizer "não consumidores" de pessoas e o efeito foicatastrófico, onde após 1929 da quebra da bolsa de valores se levariam 6 anos para a retomada da economia.
Grandes economistas como Irving Fisher chegou a declarar pouco antes da grande depressão que"estamos marchando sobre um patamar permanentemente alto" e toda essa geração americana era firmemente convicta dessa prosperidade sem fim.
Keynes foi arquiteto do Capitalismo Viável, onde era previsívelque a economia sofreria colapsos periódicos e algum tipo de contração e que isso era gerado por falta de investimentos, pessimismo futuro e principalmente desemprego, acreditava acertadamente que ospobres não morreriam de fome em silencio, pois a fome leva a histeria e desespero. Grande defensor de que o