Análise de um salão de beleza na psicologia ambiental
A inter-relação pessoa-ambiente, numa perspectiva de mútua influência, é o foco de estudo da Psicologia Ambiental. Entende-se que tanto as pessoas modificam os ambientes como os ambientes interferem no comportamento das pessoas.
Com base nisso foi realizado um estudo em um salão de beleza onde foram analisados os espaços fixos, semi-fixos, barreiras visuais, barreiras acústicas, nichos e espaço social, para que porteriormente possam ser feita melhorias como sugestão com base nos dados coletados durante a pesquisa.
2.Desenvolvimento:
Fundamentação teórica:
Observa-se em praticamente todos os lugares do mundo uma preocupação social, independentemente de seus tons políticos e ideológicos, pelos problemas ambientais. Se lembrarmos também que são os comportamentos das pessoas que agravam (e provocam) os “problemas ambientais”, e que as alterações ambientais, por sua vez, irão interferir na qualidade de vida dessas mesmas pessoas, concluiremos que esses problemas são, na verdade, problemas da humanidade (Corraliza, 1997, p. 27).
A inter-relação pessoa-ambiente, numa perspectiva de mútua influência, é o foco de estudo da Psicologia Ambiental. Entende-se que tanto as pessoas modificam os ambientes como os ambientes interferem no comportamento das pessoas
Segundo Moser (2005), uma área que se propõe estudar a inter-relação pessoa-ambiente tem que focar sua investigação tanto nos usuários do ambiente como no ambiente em si. Estudos do ambiente são necessariamente interdisciplinares, abrangendo áreas do conhecimento voltadas para a compreensão do ambiente natural (zoologia, biologia, geologia e estudos florestais) como do construído (ergonomia, arquitetura, planejamento da paisagem e urbano). (GÜNTHER, 2005; MOSER, 2005). Esta interdisciplinaridade impõe limitações e cuidados metodológicos às investigações da área.
Apesar de ser necessária para o estudo teórico e, principalmente, para o planejamento metodológico a determinação de níveis e dimensões