Análise de Textos
ANATOMIA DO TERROR
Neste texto foram mostrados alguns casos famosos de assassinos em série, ou Serial Killers que aterrorizaram o mundo e a sociedade principalmente, devido a tamanha crueldade. A personalidade desse tipo de criminoso passou a ser estudada mais a fundo na Alemanha a partir de 1930. A esquizofrenia, psicoses, o prazer sádico me planejar o que acontece antes e depois da morte da sua vítima, são as características desses assassinos mostrados em vários estudos de personalidade de condenados por mortes em série e em massa. Esses criminosos que sofrem de psicoses normalmente tem delírios de estarem sendo perseguidos e escutam vozes.
São pessoas com aparência normal, convivem em sociedade, exercem trabalhos, mas que em suas entrevistas, todos tiveram problemas familiares como abuso sexual, maus tratos pelos pais, o que me faz discordar com o Dr. Guido Palomba, onde este afirma que fatores genéticos levam pessoas a cometer tais crimes. O que penso é a falta de limites, afeto e de uma estrutura familiar dá a um indivíduo a possibilidade de ser um criminoso.
RECORRA A PERÍCIA PSIQUIÁTRICA
A Perícia Psiquiátrica é de suma importância para os casos de assassinato, e vem ajudar os juízes a diferenciar os crimes quando são premeditados daqueles que são cometidos por pessoas com transtornos mentais. O psicólogo forense ajuda o magistrado pela sua assessoria traçando o perfil psicológico de um réu que praticou um crime de assassinato. O perfil psiquiátrico é definido através de entrevistas e de análise dos motivos que motivou a pessoa a praticar tal crime. As respostas que mais se caracterizam são a raiva, a inveja, a vingança, impulso de defesa. Mas cabe ao psiquiatra forense avaliar se a pessoa cometeu o crime com total discernimento ou não utilizando o seu conhecimento técnico.
O Código Penal prevê isenção total de pena para doente mental, e em até dois terços para pessoas com desenvolvimento mental incompleto ou