Análise de sistema
Setembro/2014
Minimundo (Hotel)
Quando o cliente telefona ou vem até o hotel e pede para reservar um quarto (ele informa seu nome e CPF, data prevista de entrada e saída do hotel), o funcionário verifica se existe quarto disponível no período solicitado. Caso afirmativo, é feita a reserva do quarto (nome, endereço, CPF do cliente, data reserva, data prevista de entrada e saída). Caso negativo, é informado ao cliente a não disponibilidade do quarto.
Quando o cliente não mais desejar o quarto reservado o funcionário providencia o cancelamento da reserva, disponibilizando novamente o quarto. Neste caso o cancelamento foi por uma ação do cliente, que procurou o hotel para cancelar reserva feita previamente.
Todo o cliente que não comparecer ao hotel para hospedar-se até às 18:00 horas do dia da reserva, deve ter a sua reserva, devidamente cancelada.
Quando o cliente ocupar um quarto, reservado previamente, o funcionário faz o registro da entrada da hospedagem do cliente (CPF, número do quarto, data entrada, data prevista para saída, valor da diária combinada). Caso o quarto não esteja reservado uma mensagem de rejeição será emitida. Caso contrário, um pacote com informações úteis e a confirmação serão fornecidos ao cliente.
Quando o cliente deixar o hotel, notificando sua saída, será fornecido a conta, e o quarto será disponibilizado para limpeza, ficando indisponível para locação.
Quando o quarto estiver limpo, após uma ocupação, o gerente torna-o disponível para nova locação.
Ao final do mês é emitido para o gerente relatório enumerando o movimento do mês (valor total para cada dia, totais por forma de pagamento e total no mês).
Ao gerente deve ser possível a atualização (inclusão, alteração e exclusão) dos quartos