Análise de redes sociais
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
NATANAEL BRUNO DO NASCIMENTO LISBOA
ANÁLISE TEXTUAL DO ARTIGO ACADÊMICO “ANÁLISE DE REDES SOCIAIS – APLICAÇÃO NOS ESTUDOS DE TRANSFERÊNCIA DA INFORMAÇÃO
FORTALEZA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ANÁLISE 4
2.1. Abstract 4
2.2. Introdução 5
2.3. Revisão de Literatura 6
2.4. Metodologia 6
2.5. Resultados e Discussão 7
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Palavras-chave: Análise, Artigos Acadêmicos
No mundo acadêmico, uma questão é bastante inerente a todos os cursos. Seja graduação, pós-graduação, cursos na área de saúde, educação, enfim. Trata-se dos textos acadêmicos. Dentre estes, um que ganha atenção especial são os artigos acadêmicos. Sem dúvidas, o artigo acadêmico é a produção textual que os alunos mais se deparam na universidade. Professores também não estão livres dos artigos. Pelo contrário. Professores universitários vivem uma cobrança sem fim, para que produzam cada vez mais e mais artigos acadêmicos, para as mais diversas finalidades.
Diante da necessidade de domínio sobre a produção acadêmica, foi proposto aos alunos da disciplina de Compreensão e Produção de Textos, da Universidade Federal do Ceará, uma produção textual, para analisar os movimentos retóricos que compõem um artigo acadêmico.
Este presente trabalho trata de uma análise textual sobre o artigo acadêmico “Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação”, de autoria da pós-graduanda em Ciência da Informação, Regina Maria Marteleto, pelo Programa vinculado ao MCT/IBICT – UFRJ/ECO. Teremos como referência para o comparativo, o livro “Redação Acadêmica: princípios básicos”, organizado por MOTTA-ROTH, D., publicado em 2001.
2. ANÁLISE
2.1. Abstract
“O abstract é um texto breve que encapsula a essência do artigo que precede.”