Análise de propagandas que induzem o consumismo
Análise de propagandas que induzem o consumismo:
1. A Claro certa vez apresentou uma propaganda sobre promoção de natal na qual ela exibiu um grupo de meninas com seus celulares nas mãos e recebendo mensagens. Esta propaganda induz o consumidor a adquirir a promoção e assim gerar maior lucratividade para a empresa. No entanto seu conteúdo era um tanto apelativo, resultando na retirada de circulação do mesmo.
2. A Mundial realizou uma propaganda ligada as “Tesourinhas Mickey e Minnie”. No entanto, esta propaganda não teve a reação esperada do consumidor, pois ao divulgar a termo "Eu tenho, você não tem" gerou uma repercussão negativa do público infantil. As crianças passaram a apresentar um comportamento egoísta e competitivo, pois só aquele que tivesse a “tesourinha” era o melhor. Este é outro exemplo de propaganda que não teve sucesso.
3. Propaganda de álcool na TV (propaganda da Devassa, Skol...) leva a beber mais, segundo cientistas da Universidade de Radbourd, Holanda "Nosso estudo mostra claramente que mostrar bebidas alcoólicas em filmes e propagandas não apenas afeta as atitudes das pessoas e as regras para bebida na sociedade, mas pode funcionar como uma sugestão que afeta o desejo e o subseqüente consumo de bebida", afirmou o pesquisador que liderou o estudo Rutger Engels.
4. Propaganda do “Compre Baton” (Menina com uma toalha na cabeça, sentada segurando um chocolate Baton pendurado a um fio, em gesto de hipnotizadora. Diz: "Amiga dona-de-casa, olhe fixamente nesse delicioso chocolate. Toda vez que a senhora sair de casa com seu filho, vai ouvir minha voz dizendo: ‘Compre Baton. Compre Baton. Seu filho merece Baton. ’ Agora a senhora vai acordar." Ela estala os dedos e continua dizendo: “... mas vai continuar ouvindo minha voz: Compre Baton...". O locutor então diz: "Baton. O chocolate da Garoto que não sai da boca, nem da cabeça) A propaganda incentiva as crianças a consumirem produtos não saudáveis. Quando