Análise de períodos musicais em três filmes
O filme “Amadeus” conta a história de Mozart e é narrado por Antony Salieri, músico da corte de Viena e admirador de Mozart. A história se passa no século XVIII, período clássico na música. Este é o período da música erudita ocidental. A trilha sonora neste filme segue características tonais, equilibradas e sem exageros. Assim como a música, percebe-se que o cenário e o figurino também são ponderados. Esse equilíbrio pode ser visto como uma negação ao excesso de elementos decorativos e dramáticos do período barroco.
“Minha amada imortal” retrata a história do grande amor de Beethoven. Este filme se passa entre o final do século XVIII e início do século XIX, mesmo período em que acontecia a revolução francesa. Os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade se expandiram para os países europeus vizinhos. Percebe-se que Beethoven, ao criar suas sinfonias, revela seus sentimentos mais profundos e seus sofrimentos, características muito fortes no romantismo. As músicas presentes no filme seguem uma base tonal sólida. Elas apresentam dramaticidade e tragédia, ao passo que geram conflito no ouvinte.
Ressaltamos que cada filme acima citado faz parte de um período artístico distinto. E influenciado por eles, cada uma das histórias podem se divergir ou convergir em suas ideias. “Todas as manhãs do mundo” é puramente