ANÁLISE DA TRILHA SONORA DO FILME "OS LADRÕES DE BICICLETA"
MARCELO DANTAS RAMALHO
ANÁLISE DOS ELEMENTOS ESTÉTICOS DO SOM NO FILME LADRÕES DE BICICLETAS (VITTORIO DE SICA)
Trabalho entregue à disciplina de Estética, ministrada pelo professor Alex Calheiros, como pré-requisito para a conclusão dos cursos de graduação em Bacharelado em Música, com habilitação em Composição Musical.
BRASÍLIA
2013
I - INTRODUÇÃO
O cinema neo-realista italiano é conhecido como o movimento artístico representante da Itália do pós-guerra.
Pode-se dizer, a grosso modo, que duas causas sistêmicas (e não pontuais) foram responsáveis pelo seu surgimento: a primeira, representada por questões sociais, dados os altos índices de população carente, desempregada e analfabeta que a Itália apresentava no fim da 2a Guerra Mundial.
A segunda causa era a queda do regime fascista, cuja censura impedia a livre manifestação artística. Assim, florescia o neo-realismo, cuja temática e estética merecessem breve discussão no presente.
A temática seria fortemente influenciada por diversas correntes realistas: o realismo poético do cinema francês, o realismo documental russo e a literatura americana. Interessante a dialética criada em torno da intenção de se retratar o real na Itália. Ambos, fascistas e cineastas neo-realistas, teriam se ocupado em retratar o país: aqueles, mostrando a falsa imagem de uma Itália próspera e feliz, na qual cegamente acreditavam, e estes, ao contrário, focando nos problemas sociais. Para os neo-realistas, portanto, seria preciso desmascarar o regime fascista e mostrar ao mundo a verdadeira Itália. Ressalta-se que Bazin (1991) ainda faz considerações de elementos estéticos da literatura americana, carregada desse realismo, que teriam influenciado o cinema neo-realista; no entanto, tais elementos não serão considerados objetos de análise no presente trabalho.
Quanto aos elementos estéticos (os quais, obviamente, estão presentes também os elementos temáticos de que trata o