beta oxidação
COORDENAÇÃO DE FARMACIA
DIEGO SALES CASTRO
CPD: 44468
BIOQUIMICA METABÓLICA
SÃO LUIS – MA
2014
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DE FARMACIA
DIEGO SALES CASTRO
CPD: 44468
BETA OXIDAÇÃO
SÃO LUIS – MA
2014
BETA OXIDAÇÃO β – Oxidação de ácidos graxos de número par e impar. A β – oxidação dos ácidos graxos consiste num ciclo de 3 reações sucessivas, idênticas á parte final do ciclo de Krebs: desidrogenação, hidratação da ligação dupla formada e oxidação do álcool a uma cetona. Por ação da enzima TIOLASE, na β – oxidação, o ácido graxo sofre remoção gradativa de dois átomos de carbonos na forma de acetil-CoA, começando pela extremidade da carboxila do ácido graxo, para a formação de 1 molécula de acetil – CoA, 1 de NADH e de FADH2 a cada quebra, Quando um ácido graxo com numero par de carbono é submetido a ciclos sucessivos do ciclo β – oxidação, o produto é acetil – CoA, com 2 carbonos cada. Portanto o número de acetil – CoA produzido corresponde à metade de carbonos que o ácido graxo possuía.
Exemplo: O ácido esteárico contem 18 átomos de carbono, logo, origina 9 moléculas de acetil – CoA após 8 ciclos de β – oxidação. A nona unidade de dois carbonos permanece esterificada à CoA. β – oxidação e pelo ciclo do ácido cítrico, e entram na cadeia transportadora de elétrons e por meio da fosforilação oxidativa o ATP é produzido.
IMPORTANTE: O peroxissomos e o glioxissomos são organelas que também realizam reações de oxidação e também são sítios de β – oxidação, embora sejam muito menores que a mitocôndria. Certas drogas, chamadas medicamentos hipolipidêmicos, são usadas na tentativa de controlar a obesidade. Alguma delas atuam estimulando a β – oxidação nos peroxissomos. Oxidação completa de ácidos graxos com número Ímpar de carbono. A β – oxidação de ácidos graxos contendo números impar de carbono produz propionil – CoA no final do ciclo. A propionil – CoA pode então ser transformado em succinil –