Análise de Objeto Elétrico e Plástico
Análise de Objeto Elétrico e Plástico
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Tecnologias do Design, foi-nos proposto analisar dois objectos de acordo com as propriedades dos seus materiais, em especial atenção dos plásticos que os constituem.
Os objectos a ser alvo de análise são: uma caneta e um rato de computador.
Objeto 1 - CANETA
PROPRIEDADES
Tipo de Plástico: Polipropileno ( PP )
Características:
Baixo custo;
Elevada resistência química e a solventes;
Fácil moldagem;
Fácil coloração;
Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga;
Boa resistência ao impacto acima de 15 °C;
Boa estabilidade térmica;
Maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.
Objeto 2
- RATO DE COMPUTADOR
(trabalho feito em grupo com Wilson Sanches)
O rato é constituído na sua maioria por um plástico de engenharia, ABS, por ser um material resistente à abrasão, visto que é um objeto que se encontra constantemente em uso. E também por ter uma boa estabilidade dimensional. É possível identifica-lo por ser um plástico sem transparência.
A tampa localizada na parte traseira do rato (feita do mesmo material) serve para cobrir a pilha e a pen do rato. A pen contém apenas uma pequena parte de plástico que serve para proteger o circuito elétrico desta, obtida através de injeção em moldes, que se unem através de encaixes. A parte inferior do rato tem pequenas borrachas em cada uma das extremidades, que servem para ajudar o rato a deslizar melhor e também serve para proteger/esconder os parafusos que se encontram na base, que servem para unir a parte de cima à parte de baixo do rato.
Na parte de baixo também contem um pequeno plástico, possivelmente feito de polipropileno, que serve para redirecionar o lazer do rato para a superfície com a qual este entrará em contacto.
A parte superior do rato contém o circuito eletrónico, isto envolve por completo o circuito,