Análise de livro didático para o ensino de história
O livro que decidimos analisar se chama “Caderno do Futuro 3ª Série – História e Geografia”, escrito por Célia Passos e Zeneide Silva. Como o título já deixa claro, o livro trabalha com as disciplinas de História e Geografia em conjunto. A edição que analisamos é do ano de 2006, e foi produzido pelo IBEP (Instituo Brasileiro de Edições Pedagógicas). Nele não há nenhum tipo de referência que evidencie que atenda as diretrizes do PNLD ou aos PCN.
A obra não possui índice, mas é dividida em blocos. Apesar de ser um livro de História e Geografia, não trata o conteúdo de forma interdisciplinar, separando de forma clara o conteúdo de Geografia e o conteúdo de História, sem fazer relação entre eles. Trataremos aqui apenas do trabalho feito no conteúdo de História. O conteúdi é dividido em 9 blocos, da seguinte forma:
Bloco 1: A história de cada um
Bloco 2: A chegada dos portugueses; Os primeiros habitantes do Brasil
Bloco 3: As capitanias hereditárias
Bloco 4: O governo-geral
Bloco 5: A Incofidência Mineira
Bloco 6: A Independência do Brasil
Bloco 7: A Abolição da Escravatura
Bloco 8: A Proclamação da República
Bloco 9: Festas e Datas Comemorativas
A metodologia do livro é utilizar pequenos resumos, em forma de fichamento, dos conteúdos; e depois propor aos alunos que respondam questionários sobre esses conteúdos. Os questionários não convidam o aluno a qualquer tipo de reflexão, necessitando apenas procurar e copiar a resposta das questões diretamente do resumo dado pelo livro. A concepção historiográfica do livro é o Positivismo. O livro trabalha apenas com fatos concretos, sem relacioná-los, de forma linear, e sem trazer nenhum tipo de reflexão. Se priorizam fatos crus, nomes de pessoas importantes e datas, no lugar de consequências históricas dos fatos e processos históricos.
O livro utiliza uma linguagem quase puramente textual, apenas pontuando o contéudo, e adicionando raras gravuras a