Análise de helena- machado de assis
Literatura Brasileira I
Análise das personagens Estácio e Helena no Romance Helena de Machado de Assis
ALANA VIEIRA DEMÉTRIO
GLAZIÉLE ONGARATTO
Orientador: Professor Cícero Galeno Urroz Lopes
Canoas, outubro de 2008. SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 TEORIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS 04
2.1Classificação dos personagens segundo suas características 04
2.2Classificação dos personagens segundo seus papéis no enredo 06
3 CONCLUSÃO 07
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08 INTRODUÇÃO
Na seguinte monografia analisar-se-ão os personagens Helena e Estácio, no Romance Helena, de Machado de Assis.
Os personagens caracterizam-se em uma narrativa, não só pelas informações fornecidas através do narrador e dos discursos dos demais personagens presentes no enredo, mas também pelas ações e elementos expostos por ele mesmo no decorrer do romance. A partir da análise e descrição desse conjunto de características apresentadas, classificá-los-emos como personagens planos ou redondos. Em seguida, delineando a esfera de atitudes desses, iremos defini-los quanto a seus papéis desempenhados no enredo.
O processo de análise e o seguimento de classificação dar-se-á primeiramente através da teorização sobre o tema em pauta, embasado, principalmente, nos estudos de Cândida Vilares Gancho; e após a aplicação de tais conceituações respectivas aos personagens Helena e Estácio.
TEORIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS
Classificação dos personagens segundo suas características
A personagem é um ser fictício, responsável pelo desempenho do enredo, em outras palavras, é quem faz a ação. Mesmo baseados em pessoas reais ou por mais real que pareça, os personagens são sempre invenção (GANCHO, p14). [...] se esses são pessoas reais, aqueles são “pessoas imaginárias; se os primeiros habitam o mundo que nos cerca, os outros se movem no espaço arquitetado pela fantasia do prosador.” (MOISÉS, p.396).
No Romance Helena, os personagens Helena e