Demonstrações contábeis
PÓS GRADUÇÃO LATO SENSU EM CONTROLADORIA E FINANÇAS MÓDULO CONTABILIDADE EMPRESARIAL PROF ANDRÉ LUIS ROSSONI http://lattes.cnpq.br/4416407223718265 (Curriculo Lattes)
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Nova Mutum / 2010
1 Demonstrações Contábeis
1.1 Relatórios Contábeis
Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Os relatórios contábeis são conhecidos como informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as Demonstrações Financeiras (terminologia utilizada pela Lei das SA), ou Demonstrações Contábeis (terminologia preferida por muitos contadores).
Demonstrações Financeiras e a Lei das Sociedades por Ações A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social (ano), a diretoria fará elaborar, com base na escrituração contábil, as seguintes Demonstrações Financeiras (ou Demonstrações Contabeis): Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado (Apenas para as Cias. Abertas).
Notas Explicativas Para complementar dados das demonstrações relacionadas, existem as Notas Explicativas que, na verdade não são Demonstrações Financeiras; servem apenas para complementá-las.
Exercício Social O exercício social tem a duração de um ano, não havendo necessidade de coincidir com o ano civil (1/1 a 31/12), embora, na maioria das vezes, assim aconteça. Os proprietários da empresa definirão a data do termino do exercício social, que não deverá ser alterada, a não ser em condições supervenientes.
Empresas Limitadas. Pela Legislação do Imposto de Renda, as Sociedades Limitadas devem seguir parte dos dispositivos da Lei das Sociedades por Ações. Embora não seja necessária a publicação das Demonstrações Financeiras por parte das