Análise de fontes de uma propaganda
Tema 3: Avaliação das características das fontes usadas em 6 campanhas publicitárias.
Professor Walter Sande
Grupo:
Fernanda Chaves
Karine Vargas
Mágilla Melo
Marcela Souza
Nayara Pereira
Campanha 1– Retratos da Real Beleza
Cliente: Dove (Unilever)
Campanha global criada pela Ogilvy Brasil lançada em 2013. Recebeu a premiação máxima em Cannes e alcançou a marca de Vídeo Publicitário mais assistido da história do YouTube.
A campanha foi veiculada somente na internet, e tornou-se um viral em menos de 24 horas de publicação. Foi traduzida para mais de 25 línguas e veiculada em mais de 45 canais regionais do YouTube.
O conceito da campanha é mostrar que as mulheres são mais bonitas do que imaginam. Na primeira parte do filme, as mulheres descrevem a um desenhista como são. Na segunda parte, uma pessoa desconhecida é convidada a descrever essa pessoa ao desenhista. No fim, há a comparação dos dois desenhos, mostrando que as mulheres têm uma imagem muito diferente da realidade, muitas vezes pior do que realmente são.
É uma campanha altamente emocional, que mexe com algo muito íntimo das pessoas: a auto-estima. A Dove é conhecida por lançar campanhas promovendo a auto-estima de seus consumidores, mostrando que os padrões de beleza impostos não são reais e que as pessoas devem se amar pelo que elas são.
As fontes dessa campanha são:
Credibilidade: O histórica da Dove em campanhas promovendo a auto-estima lhe dá credibilidade para falar do assunto com propriedade.
Simpatia: Os consumidores se identificam com a campanha e se enxergam na história contada, ou enxergam alguém próximo.
Campanha 2 – Conto de Fadas
Cliente: O Boticário
O tema foi a campanha do O Boticário “Conto de Fadas”. A campanha foi produzida pela agência AlmapBBO e teve veiculações em revistas e outdoors com quatro peças diferentes em cada meio. As peças traziam as princesas Branca de Neve,