Análise de estruturas pelo método dos elementos finitos (mef) - barras e vigas -
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E CONCEPÇÃO – EMC
PROFESSOR: Dr. RODRIGO DE SOUZA VIEIRA
ANÁLISE DE ESTRUTURAS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS (MEF)
- BARRAS E VIGAS -
EBRAN THEILACKER
LEONARDO FAVARETTO TROMBETTA
JUNHO/2012
Sumário
1. Introdução3 2. Exercício de barra4
2.1 Pré processamento4
2.2 Processamento6
2.3 Pós processamento8
2.4 Conclusão9 3. Exercício de viga11
3.1 Pré processamento11
3.2 Processamento12
3.3 Pós processamento16
3.4 Conclusão17 4. Conclusão final18 5. Bibliografia18
1. Introdução
O Método dos Elementos Finitos (MEF) aparece como um dos principais métodos para análise estrutural desde o advento dos computadores e processadores, sendo popularizado a partir da década de 90. O MEF apresenta um nível de desenvolvimento que permite a sua utilização pela generalidade dos projetistas de estruturas. Enquanto que no passado muitos dos utilizadores do MEF estavam também envolvidos na respectiva programação em computador, verifica-se hoje em dia que a quase totalidade dos projetistas de estruturas apenas se preocupa com a utilização do correspondente software e com a interpretação dos resultados obtidos.
O presente trabalho tem como escopo familiarizar o aluno com a resolução de exercício sobre vigas e treliças usando o Método dos Elementos Finitos. É fundamental para pleno sucesso no trabalho que o aluno entenda como se relacionam os deslocamentos nodais, a deformação linear, a lei de Hooke na mecânica do contínuo, dentre outros conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso e da disciplina.
Começaremos resolvendo um exercício de barra (exercício 3, capítulo 12, Introdução ao Método de Elementos Finitos, Eduardo Fancello, Paulo de Tarso R. Mendonça) e depois um exercício da parte de vigas (exercício 7, capítulo 14, Introdução ao Método de Elementos Finitos, Eduardo Fancello, Paulo de Tarso R. Mendonça). Entenda-se resolver os problemas