Como administrar uma empresa
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESAFIO ADMINISTRATIVO 4
3 DESAFIO ECONÔMIO 6
4 DESAFIO CONTÁBIL 7
5 DESAFIO MATEMÁTICO 9
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO
Objetivamos com esse trabalho fornecer informações sobre os principais aspectos organizacionais de uma empresa, e como as funções do administrador fundamentam-se, principalmente no desempenho das funções administrativas de planejamento, organização, direção, liderança e controle. Para tanto abordaremos o resultado de uma visita feita a uma empresa do ramo farmacêutico, a saber: “Farmácia Quecura”.
2 DESAFIO ADMINISTRATIVO
A “Farmácia Quecura”, há 25 anos atuando no mercado, estabelecida na cidade de Guanambi-BA, tendo a quantidade de 140 pessoas em seu quadro de funcionários; iniciando suas atividades com apenas 8 funcionários, foi ao longo do tempo se desenvolvendo e aperfeiçoando através do bom desempenho e estrutura de planejamento, chegando a exercer posição de destaque no seu meio fabril e comercial. Em sua composição administrativa operacional a farmácia tem um diretor geral, dez farmacêuticos, dez gerentes de produção, dez gerentes de qualidade, dezenas de balconistas e manipuladores.
Consideramos que a Teoria Neoclássica é a que mais se adéqua nesta empresa, pois ela caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis.
Segundo Schermerhom (1996, P.4) “a tarefa de todo administrador se vincula a uma responsabilidade principal: ajudar na organização a alcançar alto desempenho através da utilização de recursos tanto humanos quanto materiais”.
Na operacionalização da empresa, o laboratório compra centenas de matérias-primas nacionais e importadas que são utilizados para a fabricação de diferentes medicamentos, sob diversas formas de apresentação. A coordenação de tantas atividades de fabricação e distribuição exige uma intensa movimentação de materiais com alto valor agregado desde a obtenção da