Análise de discurso - Semiótica
Veículo: Revista CLAUDIA
Publicação: Junho de 2013
Dados: Editora Abril
Introdução
O discurso é o ponto de articulação dos processos ideológicos. Através de sua análise, podemos perceber as vozes implícitas que interiorizamos ao longo dos tempos, os quais são reproduzidos em nossa vivência, muitas vezes inconscientemente.
Através desta análise, levantaremos os discursos preconceituosos, implícitos e explícitos na matéria “Novos tempos”, de Vanusa Leão. O assunto abordado é o direito trabalhista das empregadas domésticas e as transformações que a medida gerou para as famílias
Contextualização do Veículo
Claudia é publicada pela Editora Abril, tem periodicidade mensal, destinada ao público feminino, em circulação desde outubro de 1961. Possui mais de 1,8 milhões de leitoras e oferece em média 190 páginas por publicação.
É considerada pela Editora Abril a melhor fonte de informação para a mulher brasileira. Sua leitora é preocupada com o ser humano em geral, busca uma relação afetiva e sexual feliz e estável. É exigente no que escolhe para si e sua família, gosta de se cuidar, de se sentir bonita e amada.
A partir da década de 1980, a revista passa a se concentrar em temas que dizem respeito à mulher: profissão, vida em família, casa, moda e cozinha. A revista é destinada ao público A e B e atinge mulheres de 20 a 44 anos.
Análise
Publicação: Novos Tempos A edição de junho de 2013 da revista “Claudia” traz um artigo da jornalista Danuza Leão, sobre as mudanças e desconfortos que a PEC das Domésticas trará ao seu público – mulheres da classe média-alta/alta. Danuza Leão é jornalista, escritora e socialite brasileira e nasceu em uma família de classe média alta, portanto faz a voz das patroas. O assunto abordado na matéria é o direito trabalhista das empregadas domésticas, pois o Senado Federal aprovou no dia 26 de abril de 2013, por unanimidade, a PEC - Proposta de Emenda