O acendedor de lampiões
Katya Queiroz Alencar[1]
(...) Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra, e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?
(Procura da Poesia( Carlos Drummond de Andrade)
RESUMO: Este artigo procura apresentar sucintamente, numa perspectiva conceitual e histórica, os fundamentos da teoria da Semiótica, especificamente os da Semiótica do Texto, desenvolvidos por Algirdas Julien Greimas, privilegiando aqueles apresentados no Livro Teoria da Semiótica do Texto, de Diana Luz Pessoa de Barros. O objetivo é enfocar, sobretudo, a teoria narrativa e discursiva do texto a partir do desenvolvimento de um percurso gerativo de sentido no poema o “Acendedor de Lampiões”, de Jorge de Lima, partindo da análise do plano de conteúdo, construída por caminhos de complexificação do nível narrativo, com o estudo das modalizações do fazer e do ser, passando da constituição de uma teoria da dimensão pragmática da narrativa para a de suas dimensões cognitiva e semânticas, complementada pela análise do plano de expressão do poema, sob a perspectiva de um aquém e um além desse percurso.
PALAVRAS CHAVE: semiótica, semiótica do texto, percurso gerativo de sentido e plano de expressão.
ABSTRACT: This article tries to present shortly, in a conceptual and historical perspective, the beddings of the Semiotics Theory, in particular, the Semiotics of the text, developed by Algirdas Julien Greimas, highlighting those presented on the book Semiotics’ Theory of the Text, by Diana Luz Pessoa de Barros. The aim is to focus, above all, narrative and discoursive theory of the text from the development of the meaning generative process of the poem “Acendedor de Lampiões” by Jorge de Lima, beginning from